Que tal se preparar para os dias mais frios que vêm por aí, garantindo momentos de diversão para toda a família e ajudando seu filho a desenvolver habilidades que terão alto impacto na aprendizagem?

Um tipo de passatempo que tem adeptos de todas as idades tem sido cada vez mais deixado de lado pelas crianças, embora traga diversos benefícios para o desempenho escolar e capacidade de aprender.

Estamos falando dos quebra-cabeças, que se tornam, infelizmente, cada vez mais raros na caixa de brinquedos dos pequeninos. Em consequência, as crianças crescem sem ter a oportunidade de explorar esse tipo de brinquedo o suficiente para que sejam reconhecidos como desafios prazerosos.

Além da injeção de ânimo que o prazer de ver o desafio concluído traz, conseguindo montar a imagem, o quebra cabeças representa um estímulo ao raciocínio. Junto com isso, há muitos grandes benefícios que serão refletidos na aprendizagem formal, na escola e em diversas outras situações do dia a dia.

Uma grande vantagem do quebra-cabeça é que não há faixa etária que não possa se beneficiar dele: desde crianças até adultos, incluindo adolescentes em fase de vestibular e ENEM. Basta adequar o nível de dificuldades, focando no número de peças do jogo.

Além de passar um tempo divertido com seu filho, o quebra cabeça ajuda a:

  • aprimorar a percepção visual
  • melhorar a coordenação motora
  • enriquecer a memória
  • aguçar a criatividade
  • estimular diversas áreas do cérebro

E a dica final para dar uma forcinha na fase inicial, quando é necessário um empenho até que o prazer por este desafio esteja assimilado é começar com a montagem de quebra-cabeças online. Esse site aqui apresenta desafios adequados para todas as faixas etárias e gostos.

Lembre-se, porém, de que os benefícios serão imensamente maiores com a montagem no concreto. Intercalar este tipo de jogo online com outros que possam se transformar em quadros e até serem oferecidos como presente para familiares mais próximos é a receita perfeita!

Quebrar a cabeça para aprender melhor?

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.