“Meu filho não gosta de ler” e “Meu filho escreve mal” são dois pedidos de socorro que fazem parte da lista de campeões entre os que recebemos diariamente.

A relação com a leitura é um dos principais indícios sobre desempenho do aluno ao longo de sua vida escolar. Uma criança que gosta e tem o hábito de ler terá uma vida escolar mais tranquila e produtiva.

Um dos problemas dos dias atuais é que a concorrência com a TV e Internet é cruel – o hábito da leitura somente será desenvolvido se a criança tiver quem a ensine a gostar de ler. E isso leva tempo. É um processo de anos, mas um investimento de tempo com lucro certo e garantido!

Se você já está aí pensando “ah, aqui em casa nem adianta que meu filho não gosta de ler”,  basta lembrar que provavelmente ele também não gosta, ou passou pela fase de não gostar de escovar os dentes ou tomar banho. E você desistiu de ensiná-lo a criar esses hábitos? Assim também é a leitura. Com a diferença de que, neste caso, os pais desistem antes que o hábito tenha sido assimilado. Alguns pensam que a escola tem esse papel, outros acham que o filho não tem mesmo jeito para isso. Ambos estão errados: a escola ajuda a desenvolver as habilidades e estratégias de leitura. O hábito e o gosto, somente a família tem o poder para despertar e manter vivos!

Despertar na criança a curiosidade em relação a novos personagens, estilos de vida, tramas e aventuras é um excelente gancho para atrair a atenção para os livros!

Em geral, as crianças já gostam de super-heróis e princesas, mas acabam ficando limitadas aos mesmos personagens e às histórias disponíveis em forma de desenho animado. É preciso ajudar seu filho a ampliar as opções e repertório, para que ele possa criar, aos poucos, a consciência de que há descobertas interessantes ainda a serem exploradas.

Quanto mais novo for seu filho, maior a chance de conseguir colocar a leitura como excelente alternativa para explorar novos personagens e cenários – a criança aprende o prazer da leitura sendo ouvinte e interagindo com a história e personagens. Um grande aliado, que enriquece ainda mais as possibilidades de interação e envolvimento é a música. 

Para crianças que já falam e pedem o desenho em alguma das telinhas – tv, celular ou computador – temos uma dica especial. Um meio para fazer a transição da telinha para o livro. Uma oportunidade para despertar a família toda para experiências culturais ricas e diferenciadas… o que seria esse recurso tão poderoso, porém pouco explorado? O teatro!

Leve seu filho ao teatro! Deixe que ele descubra um mundo de fantasia enquanto desenvolve habilidades cada vez mais raras, embora essenciais para o convívio em sociedade, para o aprendizado formal e para um bom desempenho escolar:

  • Capacidade de foco e concentração: assim como na vida real, não há botão de pausa, nem de retorno à cena que passou!
  • Paciência: enquanto aguardam a entrada no teatro e o início da peça;
  • Respeito ao próximo: enquanto encontram o lugar marcado, abrem espaço para que os vizinhos de cadeira passem pelo corredor ou evitam barulho para que todos possam ouvir;
  • Empatia e convívio social saudável: adequações necessárias no ritmo do caminhar, na entrada e saída do teatro, volume de voz em tom que não incomode as pessoas ao redor, adequação da posição do corpo e das pernas para que outras pessoas possam chegar a suas cadeiras, enfim, praticamente uma dança coordenada entre a plateia, ainda que não se conheçam.
  • Reconhecimento: através dos aplausos ao final da peça;
  • Enriquecimento da memória de fatos e de procedimentos, tanto com as músicas, ritmos, conteúdo da peça e com todo o ritual desde a preparação para a ida ao teatro como durante o espetáculo.

Pesquisas recentes confirmam que a interação com outras pessoas, ao vivo, ali, na frente da criança, aumentam exponencialmente as conexões e capacidade de assimilação do conteúdo que está sendo apresentado. A mistura perfeita: acompanhar na telinha suas músicas e personagens favoritos e poder assistir também ao vivo o programa que acompanha online.

Além disso, uma peça bem montada pode enriquecer a memória de recursos que podem ajudar no aprendizado de diversos conteúdos na escola!

Nossa sugestão é a peça Grandes Pequeninos, que está em cartaz no Teatro Shopping Morumbi até 30 de abril! Corre lá garantir diversão para toda a família!

Para ensinar seu filho a gostar de ler

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *