Você já reparou no tanto de atenção que seu filho recebe quando faz algo errado? E quando faz algo certo?
Muitas das dúvidas que recebemos dos pais têm origem nesse desequilíbrio de atenção.
Normalmente, quando a criança está recebendo bilhetes da escola e fazendo a tarefa incompleta, ela está conseguindo a atenção que está querendo: a sua. Toda vez que ela faz algo inadequado em relação à escola, quanto mais você tentar repreender com discursos longos, mais você vai reforçar o comportamento negativo que seu filho está tendo.
Nossa sugestão para a tarefa que está sempre errada é que você faça um acordo com seu filho de uma coisa bem legal para vocês fazerem juntos, se quando você chegar do trabalho a tarefa estiver certa.
Pode ser assistir a um filme, jogar junto com ele ou ir em algum lugar desde que você, ao chegar em casa, confira a tarefa e ela esteja bem feita. Alguns erros pequenos, tudo bem você deixar para a professora corrigir ou pedir que ele corrija, sem fazer alarde.
O combinado pode ser algo do tipo: “Filho, estamos usando todo tempo que temos juntos em casa de noite, refazendo sua tarefa. Que tal você prestar mais atenção na aula e fazer a tarefa com mais cuidado para quando eu chegar do trabalho eu poder só olhar rapidinho e irmos _____ ( assistir um filme, jogar um game etc) juntos?”
– Faça esse combinado e quando ele caprichar na tarefa, não economize elogios! Desta forma, aos poucos, ele percebe que consegue chamar mais a sua atenção quando faz uma coisa boa do que uma coisa ruim ou incompleta.
– Se você chegar e a tarefa estiver toda errada, mesmo depois de alguns dias de combinado, não faça um grande discurso e nem mostre para ele que isso está chamando sua atenção. Simplesmente mostre onde ele tem que corrigir e vá fazer alguma coisa sua por perto. Pode ser ler uma revista, um livro ou organizer algo no computador.
Para as reclamações da escolar, a lógica é a mesma: tente fazer mais alarde quando ele não receber reclamação do que quando tiver qualquer problema na escola, que deve ser tratado de forma firme e com pouca discussão.
Bilhete da escola, hora da tarefa, para onde vai sua atenção?

Posts Relacionados:

4 ideias sobre “Bilhete da escola, hora da tarefa, para onde vai sua atenção?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.